“Cristo e o jovem rico”, de Heinrich Hoffman, 1889

Para ouvir a homilia do Padre Paulo Ricardo, “A tristeza de não querer ser santo”, clicar AQUI. Jesus Cristo deseja profundamente a minha santidade. Sou eu que fico “abatido” com o seu chamado e, “cheio de tristeza”, viro-lhe as costas, a exemplo daquele jovem rico de que fala o Evangelho. Nesta meditação dominical, Padre Paulo Ricardo fala sobre o pecado da acídia, de quem não deseja amar com generosidade, e ensina-nos o meio para combater essa preguiça: ter o coração humilde como o de uma criança.

 

PRIMEIRA LEITURA DA MISSA (Sabedoria 7, 7-11)

O esplendor eterno da Sabedoria

“Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”.

 

SALMO 89

A Sabedoria é a riqueza do coração

(Antífona): Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, e exultaremos de alegria!

— Ensinai-nos a contar os nossos dias,/ e dai ao nosso coração sabedoria!/ Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?/ Tende piedade e compaixão de vossos servos!

— Saciai-nos de manhã com vosso amor,/ e exultaremos de alegria todo o dia!/ Alegrai-nos pelos dias que sofremos,/ pelos anos que passamos na desgraça!

— Manifestai a vossa obra a vossos servos,/ e a seus filhos revelai a vossa glória!/ Que a bondade do Senhor e nosso Deus/ repouse sobre nós e nos conduza!/ Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.

 

SEGUNDA LEITURA DA MISSA (Hebreus 4, 12-13)

O poder da Sabedoria

A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas.

 

EVANGELHO (São Marcos 9, 30-37)

O caminho difícil da Sabedoria

Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”. Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.

Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.

 

SABEDORIA VERSUS RIQUEZAS (Comentário de Scott Hahn)

O jovem rico do Evangelho deste domingo quis saber o que todos nós queremos saber: como viver aqui e agora para que possamos alcançar a vida eterna no mundo que está por vir. Estava procurando o que o salmo de hoje chama de “sabedoria do coração”.

No entanto, ele aprende que a sabedoria que procura não se limita a um conjunto de trabalhos que devem ser feitos ou comportamentos que devem ser evitados. Como Jesus lhe diz, a obediência aos mandamentos é essencial no caminho da salvação, mas não nos leva além de um certo ponto.

A sabedoria de Deus não é uma coleção de preceitos, mas uma pessoa: Jesus Cristo. Jesus é a Sabedoria, cujo espírito foi dado a Salomão na primeira leitura de hoje. Ele é a Palavra de Deus mencionada na epístola que ouvimos. E Ele, como revela ao jovem rico, é Deus.

Em Jesus, encontramos a Sabedoria, a Palavra de Deus viva e eficaz. Como faz com o jovem rico de hoje, Ele olha para nós com amor. Esse olhar de amor, essa contemplação amorosa, é um convite pessoal para deixarmos tudo e segui-Lo.

Nada pode esconder-se do Seu olhar, como ouvimos na epístola. Em seus olhos ardentes, os pensamentos de nossos corações permanecem expostos, e cada um de nós terá que Lhe prestar contas de sua vida (v. Ap 1, 14).

Precisamos ter a atitude de Salomão, que preferiu a Sabedoria a todo o resto; devemos amar a Cristo mais do que a própria vida. Essa preferência e esse amor requerem um salto de fé. Teremos que sofrer por essa fé (conforme Jesus diz hoje aos seus discípulos), mas podemos confiar em sua promessa de que, em sua companhia, todas as coisas boas virão a nós.

Então, quais seriam esses “muitos bens” que nos impedem de nos entregarmos totalmente a Deus? A que estamos apegados — coisas materiais, confortos, amizades? O que seria necessário para vivermos completamente por Cristo e seu Evangelho?

Peçamos em oração a sabedoria que nos fará entrar no Reino de Deus. Como o salmista, digamos a Deus: “Ensinai-nos”.

https://stpaulcenter.com/sabiduria-y-riquezas-scott-hahn-reflexiona-sobre-el-28o-domingo-de-tiempo-ordinario/

https://stpaulcenter.com/wisdom-and-riches-scott-hahn-reflects-on-the-twenty-eighth-sunday-in-ordinary-time/