No domingo passado celebramos a vinda do Espírito Santo, que selou a Nova Aliança de Deus e renovou toda a criação.
Nesta nova criação, somos já parte da família de Deus, que se revelou como Trindade de amor. Compartilhamos sua natureza divina, recebendo seu Corpo e seu Sangue (v. 2 Pedro 1,14). Esse é o significado das três celebrações que coroam o tempo pascal: Pentecostes, Solenidade da Santíssima Trindade e Corpus Christi.
Estas festas devem nos lembrar, no mais íntimo do nosso coração, quão profundamente Deus nos ama; e como nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos Seus filhos (v. Ef 1, 4-5).
As leituras deste domingo nos mostram que todas as palavras e obras de Deus visavam revelar o mistério da Santíssima Trindade e trazer-nos sua bênção em Jesus Cristo. Nós herdamos esta bênção pelo batismo e a renovamos em cada Eucaristia.
Através de sua palavra, o Senhor encheu os céus e a terra com sua bondade divina, como cantamos no salmo de hoje. Movido por amor, Deus escolheu Abraão, e de seus descendentes constituiu o seu próprio povo, como Moisés nos recorda na primeira leitura (v. Dt. 4, 20-37) Por meio dos israelitas, Ele revelou para as nações que é o único Senhor.
A Palavra de Deus se encarnou em Jesus, “filho de Abraão” (Mt 1,1). Ele nos ensina, no Evangelho deste domingo, que o único Deus é Pai, Filho e Espírito, e deseja que todos os povos sejam seus.
Como Ele fez com Israel quando o tirou do Egito, Deus nos libertou da escravidão; é isso que São Paulo nos diz na epístola de hoje. Assim como adotou os israelitas como filhos (v. Romanos 9, 4), agora Ele nos dá o seu Espírito, graças ao qual podemos reconhecê-Lo como “Pai nosso”.
Como herdeiros de Deus, hoje assumimos os compromissos de Moisés e Jesus. Devemos colocar n’Ele os nossos corações e fazer tudo o que Ele nos ordenou. A Eucaristia é o cumprimento de sua promessa de estar conosco até o fim do mundo; é a garantia de que Ele nos libertará da morte para vivermos, para sempre, na terra prometida do Seu Reino.
Você precisa fazer login para comentar.